Coador de Pano

O coador de pano ainda é o preferido de muita gente. Esse método de café coado está muito ligado às origens rurais do país e às memórias de cozinhas com fogões a lenha.

Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria do Café, ABIC, o coador de pano é a segunda forma de “passar um cafezinho” mais utilizada entre os brasileiros, com 25% da preferência, fica atrás apenas do coador de papel.

Confira abaixo algumas dicas para conservar o coador e extrair a bebida:

  • Antes de usá-lo pela primeira vez, ele precisa ser curtido em uma mistura de café e água fervendo, para eliminar o gosto do pano.
  • Para lavar, utilize apenas água e guarde o coador em um recipiente com água na geladeira, para não criar bactérias
  • Normalmente, o seu tempo de vida útil é de três a seis meses, dependendo da sua frequência de uso. No entanto, a maioria recomenda trocá-lo mensalmente, para garantir mais higiene.

Para qualquer forma de café coado (no coador de pano ou filtro de papel) é indispensável que a água seja filtrada, aquecida e não fervida – o ponto certo é quando apenas começa a borbulhar.

Na hora de preparar o café, a água deve ser jogada em fio sobre o pó. Nada de mexer ou misturar com a colher, ok?

Você usa coador de pano em casa? Sua avó usava esse coador?

WhatsApp
Facebook
Twitter

Últimos Posts

Pãozinho caseiro integral

Sabe aquele pãozinho quentinho, que acabou de sair do forno, ele pede por uma boa xícara de café, não é mesmo! Confira essa receita que

Torta de Café

Para os amantes do café, essa torta é incrivelmente fácil e gostosa! Ingredientes -250g de manteiga -250g de açúcar -2 gemas peneiradas -2 colheres de

Bolo de Café na Caneca

Quentinho e super fácil de fazer. O bolo de caneca (de café, claro) é uma ótima pedida para ser feita à tarde quando bate aquela

Bolo Simples para o Café

Que tal comer um bolo com nosso Café Moraes?Demais, néh? Hummmmm!! Ingredientes -2 xícaras (chá) farinha de trigo -2 xícaras (chá) açúcar -1 xícara (chá)

Coador de Pano

O coador de pano ainda é o preferido de muita gente. Esse método de café coado está muito ligado às origens rurais do país e